20 de outubro de 2011

Desfralde, e ae ta preparada?



Vamos falar de uma coisa que esperei ansiosa a chegada dessa fase, é o DESFRALDE. Gente como eu tinha medo disso, pesquisei muito sobre o assunto, li vários blogs falando desse tema, e desde que o Pedro tinha 1 ano e meio, meu marido vem falando na minha cabeça pra tira-lo das fraldas. Mas como eu morava em Guarulhos - SP, la era sempre aquele clima frio, chovia muito, e eu sempre aguardava aquele calor pra poder deixa-lo mais a vontade de cuequinha, ou shortinho...enfim, mas na verdade eu não me sentia preparada para prepara-lo. Eu enxergava o desfralde como um bicho de sete cabeças, pensava em desfralde ja vinha aquelas imagens na minha cabeça, cama molhada, roupas e roupas pra lavar de xixi, estres...enfim. Mas esse verão eu decidi que ia fazer de tudo pra tirar o Pedro das fraldas, afinal ele esta com 2 anos e 5 meses, ja estava na hora. Porque nos textos que li sobre esse tema falava muito sobre respeitar o tempo de cada criança, cada um é cada um, mas a idade de 2 anos em diante é uma fase que eles aprendem tanta coisa, tem uma cabecinha maravilhosa pra guardar o que ensinamos, então eu comecei a me perguntar, se ele ja sabe quando vai fazer ou quando fazer xixi, esse é ponto. Comecei a deixa-lo de shortinho, cuequinha...ai meu Deus..nos 3 primeiros dias não foi fácil, rs..toda hora estava trocando sua cueca. Só ouvia ele me chamando: -Mamanhê..xixi...-Mamanhê...cocô. No inicio é assim mesmo, pois não ha outra forma deles aprenderem a enxergarem a necessidade sem sentir na pele.
Sentei com ele e falei serio, - filho, você sabe aonde tem que fazer xixi, e sabe onde fazemos coco né..? Então.. você não pode fazer no chão, é no vaso, no penico ( dei algumas opções pra ele) e naquele semana ele começou a pedir, ou as vezes ficava segurando entre as pernas cruzadas, eu corria e o levava as pressas pro banheiro.
Outra dica também é sempre perguntar pra criança se quer fazer xixi, ou leva-la mesmo assim ao banheiro, porque as vezes eles falam que não quer, mas querem sim.
É interessante ensina-lo a usar o redutor de assento, pois deixa a criança bem a vontade sem sentir medo daquele buracão, pesquisando aqui na blogosfera encontrei um redutor super interessante, olha só:


redutor de vaso com escada Toily ( Produto Tinok)"O Toily é equipado com uma escada e um assento redutor para o tamanho das crianças. Tem um design único, lúdico e colorido. É muito leve, não necessita montagem, dobrável e fácil de limpar". Além de facilitar o acesso da criança ao vaso com total independência esse assento oferece apoio aos pés para a hora de defecar.


Eu tenho um assento aqui, mas ele mais simples,

Mas ajuda bastante, que o cocô desde do primeiro instante sempre fez no vaso.
E outra coisa que é muito importante é sempre fazer aquela festa  toda vez que ele fazer o xixi ou coco, canto parabéns, grito, bato palma..falo EhHHHH...rs, e é engreçado que as vezes a gente acaba de acorda, levanto meio sonolenta da cama com ele me puxando ..mãe télo faze xixi...e ele faz o bendito xixi..e começa falar com a voizinha roca de sono..eHHHHH...
 E no final daquela semana que começara  o desfralde estava sossegada, pronto ele ja aprendeu e não faz mais na calça, e pra minha surpresa ele também não faz mais quando dorme. Nossa é uma sensação tão boa quando você vê seu bebê virando um homenzinho, no primeiro xixi no penico eu ate chorei, rs...fiquei emocionada, duvido que não tem  mãe que nunca chorou com isso!..ou será que não?..rs
Mas esta sendo muito bom poder compartilhar essa experiencia com vocês no blog, fiquei sumida durante um tempo, passando por um processo de adaptação e mudanças que houve na minha vida, mas eu amooo isso aqui, aprendi muito com minhas amigas blogueiras, descobri coisas em mim que não sabia que existia e espero poder compartilhar mais e mais.
Abraço pra todas.



Imagens tirada do Google.

3 comentários:

  1. Oi linda...essa faze é barra pesada hem...to com medo da hora da Mel..rs, muito legal esses acentos super modernos né...bjos querida

    ResponderExcluir
  2. Oi Pri.
    Vim retribuir-lhe a visita e o carinho.
    Seu blog é muito lindo!
    Marina está com 2 aninhos, 1 mês e 19 dias. E o Pedro, quantos anos tem?
    Verdade viu amiga, quando iniciamos o desfralde levamos um susto, porque eles fazem xixi toda hora e o cocô sempre vem de surpresa..kkkkk. Mas depois eles vão pedindo e também percebendo que uma sensação diferente.
    E quando eles fazem direitinho é uma emoção sem tamanho.
    Beijos linda e seja super bem vinda ao nosso cantinho.

    ResponderExcluir
  3. Oi Pri,
    Tb estamos passando por essa fase por aqui, os primeiros dias é dificil, mas depois eles passam a entender e fica tudo mais fácil e prático.
    Bjos querida

    ResponderExcluir